top of page
06052020-DJI_0605-HDR.jpg

PARQUES NATURAIS

Prepare-se para viver momentos de inspiração em um dos cenários mais belos e preservados do Brasil

A Região Turística da Serra do Cipó engloba uma ampla área onde estão localizados o Parque Nacional da Serra do Cipó, o Parque Estadual da Serra do Intendente, o Parque Natural Municipal do Tabuleiro e a APA Federal Morro da Pedreira, fazendo parte também da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, reconhecida em 2005 pela UNESCO.

 

Essas áreas têm a função de proteger diversas espécies da flora e da fauna brasileiras ameaçadas de extinção. Abrigando os biomas Cerrado a oeste, Mata Atlântica a leste e Campos Rupestres, a região possui abundância de atrativos abertos ao público, com o intuito de que o visitante vivencie a singularidade do local, reflita sobre a importância da preservação e compartilhe a missão de proteger este patrimônio natural que é de todos nós.

Parque Naconal da Serra do Cipó
Conheça os 3 principais parques da região

Parque Natural Municipal do Tabuleiro

O Parque Natural Municipal do Tabuleiro fica localizado no distrito de Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro e tem como grande destaque a Cachoeira do Tabuleiro, considerada pelo Guia Quatro Rodas por duas vezes consecutivas como a mais bonita do Brasil. Também foi eleita em 2012, com mais de 40 mil votos, uma das “7 Maravilhas da Estrada Real”.

Conheça os 3 principais parques da região

Parque Nacional da Serra do Cipó

Com uma área com 31.617,8 hectares, o Parque Nacional da Serra do Cipó foi criado em 25 de setembro de 1984 e reúne diversas espécies da flora e da fauna brasileiras ameaçadas de extinção, como: o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e a onça-pintada.

Conheça os 3 principais parques da região

Parque Estadual da Serra do Intendente

É um Parque rico em biodiversidade por estar inserido na transição dos biomas Mata Atlântica e Cerrado, além de suas riqueza em recursos hídricos.

 

Ele possui 356 nascentes dentro dos seus limites, e é marcado pela presença de grandes Cachoeiras, consideradas uma das maiores do Estado, que alcançam até 273 metros de altura.

G3982217.jpg

Veja aqui também as experiências que vão além dos parques

8f3c8b206e7e675df6bd6da3e712f304 (1).jpg

Informações importantes

01

Certifique-se você esteja com um bom preparo físico para se deslocar por dentro dos parques. As distâncias são longas e o relevo acidentado exige ainda mais preparo e disposição.

Considere contratar um condutor local para que sua experiência nas trilhas da região seja ainda mais rica.

03

Alguns importantes atrativos e cachoeiras ficam em propriedades privadas, que cobram entre R$10 e R$50 pela entrada.
Leve dinheiro em espécie.

02

Você pode curtir o parque de diversas formas. Recomenda-se passar pelo menos uma semana para conhecer tudo. Mas é possível programar-se para passar um fim de semana.

04

A região oferece vários tipos de hospedagem, das mais simples às mais sofisticadas, além de diversas experiências culturais e gastronômicas. Considere permanecer mais tempo na região para aproveitar todas as experiências que temos a oferecer.

IMG_2192-Pano.jpg

Respeite a natureza que tanto nos brindou com seu esplendor.

Ajude a preservar a nossa região, faça sua parte e respeite a fauna, a flora e a comunidade local.

bottom of page