FAUNA, FLORA E RELEVO
A Região Turística da Serra do Cipó está situada no encontro entre 3 importantes ecossistemas - cerrado, mata atlântica e campos rupestres -, e possui uma das maiores biodiversidades do mundo. Sua beleza natural é tão impressionante que foi carinhosamente apelidada pelo paisagista Burle Marx como “O Jardim do Brasil”.
Tanta diversidade motivou a criação de várias Unidades de Conservação para preservar e possibilitar o estudo da rica fauna e flora locais, entre eles o Parque Nacional da Serra do Cipó, Parque Estadual da Serra do Intendente, Parque Natural Municipal do Tabuleiro e APA Federal Morro da Pedreira. A região abriga também parte da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, reconhecida em 2005 pela UNESCO.
Internacionalmente conhecida por seu alto grau de endemismo, a região oferece ao visitante a oportunidade de conhecer e observar espécies únicas da flora e da fauna mundiais, com destaque para as várias espécies de aves que encantam observadores de todo o mundo. O grande número de nascentes e o relevo acidentado presentearam a região com inúmeras cachoeiras, cânions, rios e piscinas naturais de águas límpidas que atraem muitos visitantes durante todo o ano, seja para simplesmente descansar e contemplar a natureza, ou para praticar alguma das diversas atividades de Ecoturismo e Turismo de Aventura oferecidas na região, tais como: escalada, rapel, canionismo, travessias e cicloturismo.
PESSOAS E CULTURA
A Região Turística da Serra do Cipó abriga também um povo com raízes fincadas nessas terras há milhares de anos, como comprovam as várias pinturas rupestres encontradas pelo lugar. Por aqui, também fizeram morada tribos indígenas, descendentes de escravos, e europeus que trilharam estes caminhos em busca das riquezas das Minas Gerais. Tamanha diversidade fez nascer um povo simples e hospitaleiro, que prima por suas tradições e sua religiosidade, além de trazer bons e velhos “causos” para contar numa boa prosa na cozinha, regada a café e cachaça, à beira do fogão à lenha!
E por falar em cozinha, a gastronomia da região, baseada nos sabores do cerrado e da mata atlântica, é por si só um delicioso atrativo!
CONHEÇA OS
MUNICÍPIOS QUE FORMAM A REGIÃO
Localizado na região metropolitana de Belo Horizonte, bem no coração das Minas Gerais e em plena Serra do Espinhaço, a Região Turística do Parque Nacional da Serra do Cipó, composta pelos municípios de Baldim, Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Itambé do Mato Dentro, Jaboticatubas, Morro do Pilar, Nova União, Santa Maria de Itabira e Santana do Riacho, é considerado uma das principais regiões turísticas de Minas por sua beleza ímpar e sua grande diversidade de atrativos, tanto naturais quanto culturais.
DESCOMPLICANDO A SERRA DO CIPÓ
Provavelmente você já fez algumas buscas sobre a Serra do Cipó e ficou com algumas dúvidas. Por isso, criamos essa seção para te ajudar!
Onde estamos
Confira onde fica a Região Turística da Serra do Cipó
-
Qual a diferença entre a Região Turística da Serra do Cipó, o Parque Nacional da Serra do Cipó e o distrito Serra do Cipó?A Região Turística da Serra do Cipó contempla a área geográfica que fica, em grande parte, ao redor do Parque Nacional da Serra do Cipó. É composta por 9 municípios e possui em seu território uma série de atrativos que vão além do aspecto natural, contemplando construções históricas, propriedades rurais, produtos típicos, gastronomia e hospedagem. O Circuito Turístico Parque Nacional da Serra do Cipó, também chamado simplesmente de Circuito Serra do Cipó, é uma associação dos municípios que compõem a região e que se uniram para trabalhar conjuntamente o desenvolvimento responsável do turismo na região através da implantação de políticas públicas e capacitação do trade turístico e das comunidades da região para o turismo. O Parque Nacional da Serra do Cipó - ParNa Serra do Cipó - é uma Unidade de Conservação Federal, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação do Meio Ambiente – ICMBio, com área de cerca de 34000 hectares. O ParNa foi criado em 1987 tendo como principal objetivo a preservação do rico patrimônio natural da região e possui vários atrativos naturais abertos à visitação pública de forma gratuita. Já a localidade chamada Serra do Cipó (antiga Cardeal Mota), é um distrito do município de Santana do Riacho e, por sua localização geográfica e por sua infraestrutura turística, é considerada a porta de entrada para a Região Turística da Serra do Cipó.
-
Qual o objetivo desse site?Esse site é uma iniciativa da IGR Circuito Turístico Parque Nacional da Serra do Cipó, associação que tem como um de seus objetivos promover o turismo de forma organizada nos municípios associados. O site tem a função de ser o cartão de visitas da região como um todo, apresentando ao público interessado informações oficiais e fidedignas relativas aos municípios, atrações e diferenciais dos municípios que integram a área. Não é objetivo deste site comercializar pacotes, efetivar reservas e responder dúvidas sobre as atrações e hospedagens. Para isso, direcionamos os interessados para nossos parceiros, que são organizações credenciadas e aprovadas para receber e atender os turistas da melhor forma possível.